Continuando nossa série de artigos dos sete passos para vender mais e melhor, onde já a bordamos o primeiro passo que é ter uma metodologia consistente, partimos para o segundo passo, construir bons relacionamentos. Costumo dizer que a profissão de vendedor é uma das mais antigas do mundo, isso porque o ser humano se relaciona uns com os outros o tempo todo, e a cada momento estamos vendendo algo para alguém, seja um produto, um serviço, uma ideia, ou algo parecido.
Assim sendo a dinâmica do sucesso em vendas esta diretamente ligado a nossa capacidade de se relacionar de forma positiva com outras pessoas, seja um vendedor de B2C ou B2B, nos vendemos para as pessoas, e estas gostam de se relacionar com outras pessoas, salvo raras exceções.
Relacionamentos
Oitenta por cento dos resultados que temos em nossas vidas esta diretamente ligado a vinte por cento de nossos relacionamentos, veja a sua volta meu amigo, quantas pessoas tem problemas de saúde por relacionamentos não positivos? Quantas empresas faliram por não construírem um bom relacionamento com seus clientes, fornecedores e todos os seus stakeholders?
Assim é no mínimo inteligente construímos bons elos de relacionamento, pois estes nos ajudaram de diversas formas para alcançar os resultados que almejamos.
Falando de relacionamento com clientes, gostaria de deixar uma pergunta, como anda o seu nível de relacionamento com seus clientes? Com que frequência tem estado em contato com eles?
Construindo fãs no mundo atual
No atual mundo dos negócios as empresas que não criarem bons relacionamentos com seus clientes estão fadadas ao fracasso, mas não é nada fácil pois esta diretamente ligado a qualidade do contato, que nosso possível cliente, tem com a empresa.
Isso abrange as campanhas de marketing e publicidade, o pré-venda, a venda, o pós venda, e todas as áreas da empresa, esta é uma das razões para construirmos um bom ambiente de trabalho, empresas com pessoas felizes atendem muito melhor seus clientes e nutrem relacionamentos, internos e externos, poderosos, fazendo do que esta ao alcance, para construir fãs, não clientes.
Fãs são aqueles cinco a dez por cento de nossos clientes que nos indicam a sua rede de contatos, que falam bem de nós e sentem-se muito bem em fazer negócios conosco, nosso trabalho é construir o caminho para que os prospectos cheguem a esse nível, e o mais importante é que esta em nossas mãos construir este caminho.