Chegamos ao último artigo sobre os 7 passos para vender mais e melhor, abordamos até aqui os principais fundamentos para se vender cada vez mais e melhor, aumentar a quantidade e a qualidade de nossas vendas.
No artigo anterior falamos de como criar valor percebido ao nosso cliente, no quinto artigo abordamos a importância de se saber ouvir nosso prospecto, e no anterior o impacto que as crenças exercem sobre o vendedor, que é a sequência de sua humildade que possibilita a ele se desenvolver, e se relacionar de forma madura consigo e com os outros, e no primeiro passo abordamos a base para um bom processo de vendas, ter uma metodologia consistente.
E hoje vamos falar de como criar clientes fiéis, o grande objetivo para o crescimento e perenidade da empresa, é criar clientes fiéis, que adquiram nossos produtos e serviços a primeira vez, e voltem a comprar repetidas vezes, e mais ainda, que nos indiquem a seus amigos e conhecidos.
Este deveria ser o foco principal de toda empresa e sua equipe comercial, criar um relacionamento tão forte e maduro com seu cliente, que sejamos sempre sua primeira opção de compra. Um cliente leal não é aquele que compra cegamente de nós, que não faz pesquisas de mercado ou que aceita tudo o que o vendedor diz, e oferece.

O consumidor de hoje

O consumidor de hoje, seja ele B2C ou B2B, esta muito bem informado e exigente, tem acesso fácil as informações, e com o advento dos Smart Fones e de seus diversos aplicativos, estas estão a um simples click de celular. Nos adaptarmos a esta nova realidade é fundamental não só para a sobrevivência, mas para o crescimento da empresa.
Construir uma gama de clientes fiéis, não é algo que acontece do dia para a noite, é um processo de relacionamento, que pode nascer no momento que este prospecto não tem a menor ideia da necessidade de nossos produtos e ou serviços, até o momento que ele se torna um Fanático nos indicando a seus amigos e conhecidos.
Digo que é um processo, pois devemos ficar sempre de olho no sucesso, e existe um caminho a ser trilhado até chegar a este ponto. Tenho trabalhando com o aumento da performance e dos resultados de empresas a alguns anos, e com base em minha experiência, e nos conhecimentos adquiridos pela ActionCOACH ao redor do mundo,  não vejo outro caminho para a prosperidade e perenidade das organizações que construir uma base sólida de clientes.

6 etapas que o prospecto passa até se tornar um cliente fiel

  1. Possível prospecto – esta no perfil ideal de cliente para adquirir nossos produtos ou serviços, mas ainda não abrimos um canal de comunicação;
  2. Prospecto – nesta etapa já qualificamos o possível prospecto, e abrimos um canal de comunicação;
  3. Comprador – quando conseguimos fazer a primeira venda ao prospecto este se torna um comprador, ainda não é um cliente, pois não voltou a fazer novas compras;
  4. Cliente – este já fez a primeira compra e voltou para demais compras, o relacionamento esta ficando cada vez mais estreito;
  5. Colaborador – o cliente está satisfeito com o produto e ou serviço, com o atendimento e demais itens importantes para ele, e já começa a nos indicar a seus amigos e conhecidos;
  6. Fanático – este é o nível máximo, é onde o cliente além de nos indicar a seus contatos, nos defende, tem o sentimento de fazer parte de um Time especial.

Trabalhar de forma estratégica e metódica para levar o possível prospecto ao nível de cliente fanático é o segredo para aumentar de forma consistente nossos resultados.

Se você gostou deste artigo DEIXE seu comentário abaixo, INDIQUE a um amigo, se INSCREVA em nossa NEWSLETTER abaixo e receba com frequência matérias interessantes.
Um forte abraço, sucesso, saúde e prosperidade!